sexta-feira, 24 de junho de 2016

Símbolos Católicos (Litúrgicos)


Simbologia Católica




São a primeira e a ultima letra do alfabeto grego (Alfa e Ômega). São aplicados a Cristo, principio e fim de todas as coisas. Em geral aparecem no círio pascal, mas também nos paramentos litúrgicos no ambão e no sacrário.




  
Este sinal é formado por duas letras do alfabeto grego (X+P) e correspondem ao C e R da língua portuguesa. Ajuntando as duas, formam-se as inciais da palavra CRISTÓS: Cristo. Com frequência este sinal aparece nos paramentos litúrgicos, no ambão, na porta do sacrário e também em algumas hóstias.

          São as iniciais das palavras latinas Iesus Hominum Salvator, que significam: Jesus Salvador dos Homens. Geralmente são empregadas nas portas dos sacrários e nas hóstias. 
                                      
PEIXE: Símbolo de Cristo. No inicio do cristianismo, em tempos de perseguição, o peixe era o sinal que os cristãos usavam para representar o Salvador. É que as iniciais da palavra peixe na língua grega - IXTYS - explicavam quem era Jesus: IESÚS CRISTÓS TEÓS YÓS SOTER: Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador.

As Letras INRI são iniciais das palavras latinas Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum, que significam: Jesus Nazareno Rei dos Judeus. O Evangelho de João nos informa que essas palavras estavam escritas em três línguas (hebraico, latim e grego) sobre a cruz de Jesus (João 19,19).


TRIÂNGULO: Com três ângulos iguais (equilátero) representa a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).

Pelicano Piedoso: A figura do pelicano piedoso é baseado no fato de que, em tempos de fome, a mãe pelicano arranca suas penas do peito e alimenta seus filhotes com próprio sangue. Esta figura, é amplamente usada para representar o sacrifício expiatório de Cristo. Pois Cristo voluntariamente derramou seu sangue para nos dar perdão e salvação.



Agnus Dei

Agnus Dei: É uma expressão latina que significa "Cordeiro de Deus", cujo desenho aparece em diversas formas.
 Quando aparece de pé firmado uma bandeira, representa a Cristo ressuscitado que triunfou sobre a morte.


Parado de pé com uma cruz e sangrando de um corte de um lado, representa o sofrimento e a morte do nosso Senhor.


 Sentado sobre um livro com sete selos, representa o julgamento final, quando Cristo retornará em glória.



Este é um símbolo rico em significados. João Batista proclamou a Jesus como Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29)




Bibliografia










Nenhum comentário: