terça-feira, 18 de abril de 2017

Grande Ilusão sobre a Páscoa


Estamos vivendo em uma era onde a mídia tenta colocar na mente das pessoas e principalmente das crianças e muitas vezes ela consegue iludir sobre o verdadeiro sentido da Páscoa. Paremos para pensar um pouco. Você já viu se coelho coloca ovos? A resposta é simples, claro que não. E o ovo é mesmo de chocolate? Também não. O chocolate vem do cacau, e o ovo da galinha e também não é de chocolate.
Então, porque a mídia mostra tudo isso? Apenas para ganhar lucros em todos os sentidos, seja com venda de ovos de chocolate, ou com o tempo que perdemos na frente da TV vendo isso e ensinando e incentivando nossos filhos a consumirem, formando assim uma era consumista, onde basta irmos ali ao supermercado e comprar um ovo e pronto. Não é bem assim esses dias vi um vídeo de uma evangelizadora com a sua família e inclusive filhos onde fala desse assunto, o interessante é que as crianças já sabem o verdadeiro sentido da páscoa, (colocarei o link do vídeo logo depois do Texto).
Mais qual é mesmo o verdadeiro sentido da páscoa? Você já ouviu falar ou na própria igreja de que a páscoa é a ressurreição de JESUS CRISTO? Bom, voltando um pouco na história de JESUS, foi justamente no domingo de páscoa que JESUS ressuscitou nas passagens do dia 16 de Abril que é comemorado a páscoa referenciam justamente sobre a ressurreição.
Então, vejamos o que diz as leituras:
- Na primeira Leitura (At 10,34a.37-43)
Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Naqueles dias, 34aPedro tomou a palavra e disse: 37“Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do batismo pregado por João: 38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele.
39E nós somos testemunhas de tudo o que Jesus fez na terra dos judeus e em Jerusalém. Eles o mataram, pregando-o numa cruz.
40Mas Deus o ressuscitou no terceiro dia, concedendo-lhe manifestar-se 41não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus havia escolhido: a nós, que comemos e bebemos com Jesus, depois que ressuscitou dos mortos.
42E Jesus nos mandou pregar ao povo e testemunhar que Deus o constituiu Juiz dos vivos e dos mortos.
43Todos os profetas dão testemunho dele: “Todo aquele que crê em Jesus recebe, em seu nome, o perdão dos pecados”.

Nesta primeira leitura vem colocar todas as promessas e tudo o que Jesus estava vivo, onde diz que Jesus ressuscitou no terceiro dia, depois de toda a peregrinação e sofrimento vivido por Jesus no Calvário.
Já no Salmo (Sl 117) diz:
 Este é o dia que o Senhor fez para nós:/ alegremo-nos e nele exultemos!
 Este é o dia que o Senhor fez para nós:/ alegremo-nos e nele exultemos!

-Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!/ “Eterna é a sua misericórdia!”/ A casa de Israel agora o diga:/ “Eterna é a sua misericórdia!”

-A mão direita do Senhor fez maravilhas,/ a mão direita do Senhor me levantou./ Não morrerei, mas ao contrário, viverei/ para contar as grandes obras do Senhor!

- A pedra que os pedreiros rejeitaram,/ tornou-se agora a pedra angular;/ pelo Senhor é que foi feito tudo isso!/ Que maravilhas ele fez a nossos olhos!

Devemos nos alegrar não só com o maior ato de amor de JESUS por nós que foi morrer na cruz, mas com a certeza do cumprimento da sua promessa. Aleluia! Como JESUS é poderoso!

Na Segunda leitura (Cl 3,1-4)
Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses:
Irmãos: 1Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, 2onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. 3Pois vós morrestes, e a vossa vida está escondida, com Cristo, em Deus
4Quando Cristo, vossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós aparecereis também com ele, revestidos de glória.

Como tão grande foi JESUS com seus atos, busquemos as coisas do céu com a certeza de que JESUS ressuscitou.

O evangelho(Jo 20,1-9)
1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo.
2Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”.
3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou.
6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte.
8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou.
9De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos.

O grandioso momento em que JESUS confirmou todas as suas promessas com a ressurreição, não vemos em momento nenhum na palavra de DEUS falando sobre coelho da páscoa, ou sobre ovos de chocolate.
Fica aqui uma reflexão sobre o assunto.


Veja o vídeo que também serve como dica sobre o que nós católicos devemos ensinar nossos filhos e como passar a eles esse momento.

https://www.youtube.com/watch?v=afEK7QjhBkQ

Nenhum comentário: